sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Desafios dos profissionais da Logística

Alguns desafios dos profisionais da Logística.

Não é novidade que a Logística está em alta. Isso já é evidenciado no mercado. Mas, contudo, o que os profissionais estando fazendo ou precisam fazer é a questão. As oportunidades nesta área é um campo ainda muito vasto e precisa-se estar atento aos atributos necessários para manter sua empregabilidade. Pode-se definir empregabilidade como ações que devem ser operacionalizadas para garantir o direito de escolher seus passos futuros na carreira.
O que é necessário para garantir sua empregabilidade neste ramo? O que deve ser feito? Como agir? São questionamentos que devem ser feitos todos os dias por estes profissionais.
Existem alguns comportamentos que devem ser adquiridos: conhecimento, competências e habilidades, rede de relacionamentos e ter um perfil de servir e não de ser servido e Informática. Conhecimento não apenas adquirido de maneira formal, mas sim, aquele que está sempre latente consigo :leituras, palestras, seminários, internet, reuniões informais. Há muitas maneiras de busca de conhecimento que deve ser exercido durante toda a vida. Nas competências e habilidades cabe verificar se as suas estão dentro do perfil que a empresa espera e vice-versa. É estar preocupado na busca de desafios que o motivem na busca por resultados. É ter dentro de si uma certa pergunta: o que me faz ficar motivado? Será que estou preparado? Outro item importante são as redes de relacionamento construídas ao longo da carreira e de como faz a gestão deste importante item. Ter uma boa gestão da rede de relacionamento é uma maneira de aproximar mais de suas metas agregando e compartilhando conhecimentos dentro e fora da rede. Ter perfil de servir e não de apenas ser servido é uma quebra de paradigmas, uma vez que, culturalmente aprende-se a ser servido. É interessante lembrar a seguinte frase de um americano: “ o que eu posso fazer pelo meu país”, ao invés da outra frase: “ o que pode o meu país fazer por mim”. Isso denota o quanto mudou de lá para cá! No mundo empresarial também mudou muita coisa: passamos do “EU” para o “Nós”.É importante servir sua equipe de trabalho com entusiasmo, não deixar a chama apagar e apaixonar-se pelo o que está fazendo. Colocar intensidade no exercício da atividade e incendiar literalmente sua equipe. Lidar com a informática é algo que não se pode abrir mão ,quando neste ramo é vital o acesso a informação: desde um relatório de custos até um relatório de gerenciamento de frotas. A Logística é totalmente fundamentada pela tecnologia da informação e o domínio desta ferramenta é inestimável.
São comportamentos que o profissional de Logística deve buscar sempre tendo em mente que a Logística tem como uma das premissas: a velocidade da informação. Portanto , profissionais desta área como de qualquer outra área não podem ficar obsoletos pela falta de alguns destes comportamentos.

Dalva Santana
Mestranda em Engenharia Ambiental
Centro Tecnológico da Ulbra
FAE – Faculdades Equipe
Projeto ECO-FAE
21profalva@brturbo.com.br
agenda21@radioequipe.com.br

Nenhum comentário: